Todo dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Provavelmente você já parou para pensar por que todo o mundo comemora essa data no dia 14 de fevereiro e só o nosso país lembra a data especialmente no dia 12 de junho. Isso tudo mesmo com a história de São Valentim prevalecendo como a original e que deu origem para a data comemorativa nos Estados Unidos.
No Brasil, a história vai muito além do santo casamenteiro que fazia o máximo para unir os casais. Tudo começou em São Paulo. O primeiro Dia dos Namorados aconteceu no ano de 1953 e foi organizado pelos comerciantes da cidade. A data foi selecionada por ser véspera do dia da morte de Santo Antonio, que viveu entre 1195 e 1231.
Ele era um santo casamenteiro e conhecido por proteger todos os apaixonados para quem as moças acendiam velas à procura de alguém que as amasse.
Além disso, a data não foi escolhida apenas por causa do santo. Essa era uma época de baixa nas vendas na região paulistana. O Dia das Mães já havia passado, o Dia dos Pais ainda estava longe e as festas juninas só rendiam vendas com comidas e vestes em xadrez.
Pensando nisso, os comerciantes encontraram nesta data uma oportunidade de alavancar as vendas no período, afinal quem não gosta de dar algum presente para quem ama? É o momento de nos alegrarmos por tudo o que temos podido dar, trocar e receber da pessoa que amamos e que nos ama. Faz bem lembrar o quanto esta relação é importante para nossa alegria e nossa felicidade.
É muito curioso, não é mesmo? Com tantos anos depois da criação da data podemos ver que a ideia dos comerciantes daquela época deu certo. O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio do país, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.
0 comentários:
Postar um comentário