quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
































terça-feira, 8 de dezembro de 2015







Luke Skywalker era um jovem de vinte anos que vivia e trabalhava no remoto planeta de Tatooine... E vivia profundamente aborrecido. Ansiava por aventuras no meio das estrelas. Um dia, Luke teve mais do que esperava, ao interceptar uma mensagem em código de uma princesa cativa de um sinistro e poderoso cabo-de-guerra. Luke não sabia quem ela era, mas sabia que tinha de a salvar e depressa, porque o tempo estava acabando. Armado apenas de coragem e do sabre de luz que pertencera a seu pai, Luke foi catapultado para o meio da mais selvática guerra possível... E foi direito ao desesperado encontro, no quartel general do inimigo conhecido como a Estrela da Morte! 

Número de chamada: 821.111(73)-3 L 933g

Confira o trailer do filme, que vai sair semana que vem:


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Muito obrigada a todos que responderam a nossa Pesquisa de satisfação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Todas as respostas serão levadas em consideração em nossos futuros eventos. 
Divulgamos aqui os resultados:








Obrigada! 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Chegou a sexta-feira e que livro você vai levar para ler no final de semana?

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1. O Diário de Uma paixão, de 1996



O romance dramático foi adaptado para o cinema em 2004. Na história, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Allie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Allie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor. Um dos melhores romances da atualidade, sem dúvidas. Se não assistiu ainda, não perca tempo.

2. Uma Carta de Amor, 1998


No romance, a adaptação cinematográfica aconteceu um ano após a publicação do livro, em 1999. Na trama, ao caminhar pela praia, Theresa Osborne (Robin Wright) encontra uma garrafa com uma carta romântica e extremamente sincera, pois era também uma despedida, um adeus. Ela fica tão impressionada que usa os meios que dispõe trabalhando como jornalista em Chicago e tenta saber quem escreveu a carta. Ela então descobre que foi escrita por Garret Blake (Kevin Costner), um construtor de barcos da Carolina do Norte, para Catherine (Susan Brightbill), sua esposa, e, ao conhecê-lo, fica sabendo que Catherine faleceu precocemente. Em pouco tempo surge uma atração mútua entre Theresa e Garret, mas os fantasmas que ele carrega não permitem que ele viva este novo amor por completo. 



                                        3. Um Amor para Recordar, 1999 


Sem dúvida, o filme que fez o nome de Nicholas Sparks se tornar ainda mais conhecido no mundo todo. Chegando às telonas em 2002, o longa retrata o trágico romance de dois adolescentes. Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. No entanto, a atriz sofre por complicações do câncer. E o fim da história vai te causar fortes emoções. 
4. Noites de Tormenta, 2002



Chegando no cinema só em 2008, a vida de Adrienne Willis (Diane Lane) está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner (Richard Gere), que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.
   
5. Querido John, 2007

Sucesso de bilheteria em 2010, John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia. O que ele não esperava, era que sua amada fosse terminar com ele para se casar. O motivo é uma causa nobre. 
6. Um Homem de Sorte, 2008


Lançado nos cinemas em 2012, em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault (Zac Efron) encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó (Blythe Danner) e vive com o filho pequeno (Riley Thomas Stewart). Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele.
7. A Última Música, 2009



Lançado nos cinemas em 2010, "Ronnie" Miller (Miley Cyrus) tem 17 anos, é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai.
 8. Um Porto Seguro, 2010


Sucesso em 2013, quando ganhou a versão cinematográfica, a história trás um enredo polêmico. Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.


9. O melhor de mim, 2011


Uma das mais recentes adaptações de Nicholas Sparks, no filme 'O melhor de mim', lançado em 2014, os adolescentes Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey) se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida. Com um final surpreendente, é considerado pelos apaixonados por romance, um grande sucesso. 
10. Uma Longa Jornada, 2013

Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas. 

E ai, ja leu todos os livros? Todos eles estão disponíveis na biblioteca SENAI Florianópolis! 


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A seleção do Projeto Novos Talentos 2016 acontecerá também no 2º Game Day SENAI 2015

Não perca a chance!

O Projeto Novos Talentos é um projeto social, atuante na área da educação e da tecnologia Digital, capacitando jovens adolescentes do ensino fundamental e médio, com objetivo de geração de mão de obra para a inserção destes no setor de Games e Entretenimento Digital. Cursos gratuitos de programação de jogos, para iniciantes e turmas já avançadas, nas áreas de artes para games incluindo: desenho manual, desenho digital, animação de personagens entre outros.

A inscrição para seleção de novos talentos para 2016, que acontecerá durante o 2º Game Day 2015 no SENAI, pode ser feita previamente pelo Facebook https://www.facebook.com/projetoscgames ou durante o evento.
As vagas são limitadas.

Formulário para inscrições na seleção de Novos Talentos:
http://goo.gl/forms/j8p2Bo3Jps
Corre por que as vagas são limitadas.
 


Sobre o 2º Game Day


Para quem gosta de jogos e Cosplay, o SENAI Florianópolis está com inscrições abertas para o 2º Game Day SENAI, que será dia 29/11. Na semana anterior, também vai rolar a 3ª Semana da Animação SENAI que será do dia 23 a 27/11.

► A Semana de Animação SENAI (SAS) propicia palestras e oficinas para estudantes e apaixonados por artes visuais, desenho e animação, com o slogan "Conectando a Indústria Criativa".
► O 2º GameDay SENAI será um dia de entretenimento para jogar, fazer novas amizades e aprender! É um evento que conta com palestras, mesa redonda, salas de jogos, stands, lojas temáticas, shows de banda, apresentações, desenhos ao vivo, concurso de cosplay, premiações e ambientes imersivos para apaixonados por Games, de todas as idades.

Confira a programação completa em http://goo.gl/XJ3sp6

O GameDay é aberto ao público!


Participe! 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.
O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.
Nem mesmo estando doentes eram tratados com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico.
Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.
Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. No entanto este processo ocorreu de forma delicada, pois os escravos não conseguiam outros empregos e muitos continuaram na casa de seus patrões, apesar de libertos, vivendo sob o regime da escravidão ou recebendo salários insuficientes para mudar de vida. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.
A maioria das oportunidades de trabalho que tiveram eram limitadas apenas aos trabalhos pesados. Uma vez que não tiveram a oportunidade de estudar e aprender outros ofícios.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. E também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos seus direitos e para fazer a sociedade refletir sobre o preconceito ainda existente.
Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) divulgou um relatório sobre o futuro do trabalho (em inglês), incluindo conteúdos sobre TI e Automação e a uma agenda de eventos relacionados.
Clique aqui para acessar. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Até então o único ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa, o escritor José Saramago nascia em um dia como este, no ano de 1922, na cidade de Golegã, em Portugal. Ele conquistou o Nobel no dia 18 de outubro de 1998. Sobre a premiação, o júri disse que o escritor português, “com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.


Autor de 20 romances, fora poesias, crônicas, contos e peças para teatro, Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava desde 1993. O escritor iniciou a carreia em 1947, ganhando notoriedade em 1980 com o livro Levantado do Chão, considerado seu primeiro grande romance. Dois anos depois, voltaria a fazer sucesso com a obra Memorial do Convento. Em 1991, o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi censurado pelo governo português, e Saramago decidiu exilar-se em Lanzarote. O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.

Confira os livros que possuímos na biblioteca de autoria dele:

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira: romance. São Paulo (SP): Companhia das Letras, 1995. 310 p. ISBN 8571644950.


Resumo: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.'O Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.
Número de chamada: 82-31(469) S243e


SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo: romance. São Paulo (SP): Companhia das Letras, c1991. 445 p. ISBN 9788571642096.


Resumo: Polêmico e magistral romance da vida de Jesus Cristo. Interessado menos na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, a arte do escritor José Saramago dá corpo às preliminares e à culminância do drama da Paixão, presentificando-lhe as cores, cheiros, sons, movimentos, esmiuçando-lhe as ambiguidades e implicações em busca de significados recônditos por sob os ostensivos.
Número de chamada: 82-31(469) S243e


SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa. São Paulo (SP): Folha de São Paulo, 2003. 319 p. (Biblioteca folha). ISBN 8574024872.


Resumo: A história da tomada de Lisboa aos mouros no ano de 1147 e a crônica de um inesperado encontro amoroso na Lisboa de hoje - duas narrativas, tecidas e entretecidas de maneira brilhante, que fazem deste livro uma densa e fascinante meditação sobre a natureza e as relações entre a ficção e a história, o vivido e o narrado. Um dos mestres da literatura portuguesa contemporânea - Prêmio Nobel de Literatura - Saramago explora neste livro as possibilidades do romance enquanto meio de recriar o passado e o presente.
Número de chamada: 82-31(469) S243h


SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo (SP): Companhia das Letras, 2005. 207 p. ISBN 8535907254.


Resumo: Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre.
Número de chamada: 82-31(469) S243i


SARAMAGO, José. A viagem do elefante: conto. 2. ed. São Paulo (SP): 2008. Companhia das Letras, 256 p. ISBN 9788535913415.


Resumo: 'A viagem do elefante' é uma ideia que Saramago elaborava desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado 'O Elefante'. A narrativa se baseia na viagem de um elefante chamado Salomão, que no século XVI cruzou metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagâncias de um rei e um arquiduque. Dom João III, rei de Portugal e Algarves, casado com dona Catarina d’Áustria, resolveu oferecer ao arquiduque austríaco Maximiliano II, genro do imperador Carlos V, nada menos que um elefante. Esse fato histórico é o ponto de partida para José Saramago criar uma ficção em que se encontram pelos caminhos da Europa personagens reais de sangue azul, chefes de exército que quase vão às vias de fato e padres que querem exorcizar Salomão ou lhe pedir um milagre.
Número de chamada: 82-34(469) S243v 2. ed.

Fonte: http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia/nasce-o-escritor-jose-saramago-premio-nobel-de-literatura

segunda-feira, 9 de novembro de 2015



Na tarde de segunda feira 09/11/2015 foi realizada a entrega dos livros e gibis arrecadados no Quiz do Conhecimento. Agradecemos as equipes que ajudaram a fazer essas crianças mais felizes!


Confira as fotos !











terça-feira, 3 de novembro de 2015

Em 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design. Data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães. Dentre os marcantes trabalhos do brasileiro, estão a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro – defendendo conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira sendo, sem sombra de dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.



O design é uma área muito grande e com diversas ramificações mas fizemos uma seleção com livros que possuimos aqui na biblioteca e que podem ser úteis para diversos estudantes e entusiastas da área. Confira:


STANCHFIELD, Walt. Dando vida a desenhos: os anos de ouro das aulas de animação na Disney. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier: Campus, 2011. xviii, 403 p. (As aulas de Walt Stanchfield ; v.1) ISBN 9788535241778 (broch.).

Resumo: Esta obra abrange os princípios básicos da animação, a concepção da anatomia dos desenhos, os gestos, a coloração, a análise dos desenhos e a criatividade. Contém os comentários datilografados do autor, suas notas de aula de desenho e informações sobre suas palestras semanais para os animadores do mundo.
Número de chamada: 741.02 S784d

---------------------------------------------------------------------


MEMÓRIA, Felipe. Design para a internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2006. xv, 171 p. ISBN 8535218769.
Resumo: Baseado na premissa de que a dificuldade de utilização de um produto é causada por erros de projeto, o livro aborda conceitos básicos e fundamentais sobre assuntos que estão diretamente relacionados à navegabilidade e à usabilidade. Trata de todos os aspectos que envolvem a navegação na Web, não só com relação a padrões de elementos de interface como também de formatação de conteúdo. O autor também apresenta cases da Globo.com, tais como 'Site Oficial da Rede Globo', 'GloboEsporte.com', 'Jornalismo da TV Globo', e cases sobre o Yahoo!, a BBC e a AOL. Além desses, apresenta um estudo de caso detalhado e inédito sobre um recurso de navegação auxiliar muito utilizado na Web, chamado Breadcrumb Trail. Esse elemento representa o caminho percorrido pelos usuários até determinada página, provendo links que possibilitam voltar a outras anteriormente visitadas.
Número de chamada: 004.92 M533d

---------------------------------------------------------------------

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodolgia didática. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997. 350 p. (Coleção a) ISBN 8533606354.
Resumo: Em 1967, Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinqüenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou neste livro. Trata-se de um manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não mais nos conceitos do belo e do feio.
Número de chamada: 7.05:316.772 M963d

---------------------------------------------------------------------

ZEEGEN, Lawrence CRUSH (FIRMA). Fundamentos de ilustração: como gerar idéias, interpretar briefings e se promover ; uma exploração dos aspectos práticos, filosóficos e profissionais do mundo da ilustração digital e analógica.Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 176 p. (Design básico) ISBN 9788577805266.
Resumo: 'Fundamentos de Ilustração' revela o conhecimento que um ilustrador de hoje precisa para construir uma carreira de sucesso na área. Da comunicação de ideias aos materiais utilizados, dos diferentes tipos de ilustração à autopromoção, dos insights de produção a dicas de como montar um estúdio, os principais aspectos do processo de ilustração são detalhados com explicações concisas e visuais.
Número de chamada: 741 Z43f

---------------------------------------------------------------------

TEKINBAS, Katie Salen; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos: regras - volume 1 - 4. São Paulo (SP): Blucher, 2012.

Resumo: Uma coleção sobre os aspectos teóricos básicos do design de games, respeitando a singularidade desta área do conhecimento, que ultrapassa o processo de desenvolvimento de interações criativas.
Regras do Jogo propõem uma discussão crítica das potencialidades dos jogos, dos simples aos mais sofisticados. É mais do que uma análise conceitual a respeito do que os jogos fazem; é um estudo sério acerca do que eles podem fazer e, por decorrência, do que deveriam fazer.
A coleção é um estímulo à decodificação dos jogos, permitindo a compreensão do desenvolvimento de games não apenas por meio de sua estética, mas também, essencialmente, levando em consideração suas causas e efeitos.
Número de chamada: 004.413 T266r

---------------------------------------------------------------------

WATRALL, Ethan. Use a cabeça! web design. Rio de Janeiro (RJ): Alta Books, c2011. 472 p. (Use a cabeça!) ISBN 9788576083665.
Resumo: O leitor aprenderá os segredos de projetar sites, desde as exigências do cliente até esboços sequenciais desenhados à mão.
Número de chamada: 004.92 W336u

---------------------------------------------------------------------

ADOBE Photoshop Professional CS5 classroom in a book: guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2011. 384 p. + 1 CD-ROM (Classroom in a book) ISBN 9788577808762.
Resumo: Esta obra procura ensinar os leitores a utilizar os recursos do Adobe Flash Professional CS5. Em 10 lições, o leitor poderá aprender a criar projetos Flash com animações, importar arquivos de vídeo e som, integrar botões com interatividade usando o ActionScript 3.0, usar o mecanismo Text Layout Format e o painel Code Snippet e mais. Inclui CD-ROM (em inglês) com os arquivos das lições usadas no livro.
Número de chamada: 004.4'27PHOTOSHOP A239

Temos muito mais livros na nossa biblioteca. Venha conhecer! 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Star Wars - A guerra nas estrelas







Luke Skywalker era um jovem de vinte anos que vivia e trabalhava no remoto planeta de Tatooine... E vivia profundamente aborrecido. Ansiava por aventuras no meio das estrelas. Um dia, Luke teve mais do que esperava, ao interceptar uma mensagem em código de uma princesa cativa de um sinistro e poderoso cabo-de-guerra. Luke não sabia quem ela era, mas sabia que tinha de a salvar e depressa, porque o tempo estava acabando. Armado apenas de coragem e do sabre de luz que pertencera a seu pai, Luke foi catapultado para o meio da mais selvática guerra possível... E foi direito ao desesperado encontro, no quartel general do inimigo conhecido como a Estrela da Morte! 

Número de chamada: 821.111(73)-3 L 933g

Confira o trailer do filme, que vai sair semana que vem:


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Resultados da Pesquisa de satisfação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Muito obrigada a todos que responderam a nossa Pesquisa de satisfação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Todas as respostas serão levadas em consideração em nossos futuros eventos. 
Divulgamos aqui os resultados:








Obrigada! 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Chegou a sexta-feira e que livro você vai levar para ler no final de semana?

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

10 Livros que viraram filmes - Nicholas Sparks

1. O Diário de Uma paixão, de 1996



O romance dramático foi adaptado para o cinema em 2004. Na história, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Allie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Allie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor. Um dos melhores romances da atualidade, sem dúvidas. Se não assistiu ainda, não perca tempo.

2. Uma Carta de Amor, 1998


No romance, a adaptação cinematográfica aconteceu um ano após a publicação do livro, em 1999. Na trama, ao caminhar pela praia, Theresa Osborne (Robin Wright) encontra uma garrafa com uma carta romântica e extremamente sincera, pois era também uma despedida, um adeus. Ela fica tão impressionada que usa os meios que dispõe trabalhando como jornalista em Chicago e tenta saber quem escreveu a carta. Ela então descobre que foi escrita por Garret Blake (Kevin Costner), um construtor de barcos da Carolina do Norte, para Catherine (Susan Brightbill), sua esposa, e, ao conhecê-lo, fica sabendo que Catherine faleceu precocemente. Em pouco tempo surge uma atração mútua entre Theresa e Garret, mas os fantasmas que ele carrega não permitem que ele viva este novo amor por completo. 



                                        3. Um Amor para Recordar, 1999 


Sem dúvida, o filme que fez o nome de Nicholas Sparks se tornar ainda mais conhecido no mundo todo. Chegando às telonas em 2002, o longa retrata o trágico romance de dois adolescentes. Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. No entanto, a atriz sofre por complicações do câncer. E o fim da história vai te causar fortes emoções. 
4. Noites de Tormenta, 2002



Chegando no cinema só em 2008, a vida de Adrienne Willis (Diane Lane) está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner (Richard Gere), que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.
   
5. Querido John, 2007

Sucesso de bilheteria em 2010, John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia. O que ele não esperava, era que sua amada fosse terminar com ele para se casar. O motivo é uma causa nobre. 
6. Um Homem de Sorte, 2008


Lançado nos cinemas em 2012, em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault (Zac Efron) encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó (Blythe Danner) e vive com o filho pequeno (Riley Thomas Stewart). Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele.
7. A Última Música, 2009



Lançado nos cinemas em 2010, "Ronnie" Miller (Miley Cyrus) tem 17 anos, é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai.
 8. Um Porto Seguro, 2010


Sucesso em 2013, quando ganhou a versão cinematográfica, a história trás um enredo polêmico. Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.


9. O melhor de mim, 2011


Uma das mais recentes adaptações de Nicholas Sparks, no filme 'O melhor de mim', lançado em 2014, os adolescentes Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey) se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida. Com um final surpreendente, é considerado pelos apaixonados por romance, um grande sucesso. 
10. Uma Longa Jornada, 2013

Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas. 

E ai, ja leu todos os livros? Todos eles estão disponíveis na biblioteca SENAI Florianópolis! 


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Seleção Novos Talentos e 2º Game Day

A seleção do Projeto Novos Talentos 2016 acontecerá também no 2º Game Day SENAI 2015

Não perca a chance!

O Projeto Novos Talentos é um projeto social, atuante na área da educação e da tecnologia Digital, capacitando jovens adolescentes do ensino fundamental e médio, com objetivo de geração de mão de obra para a inserção destes no setor de Games e Entretenimento Digital. Cursos gratuitos de programação de jogos, para iniciantes e turmas já avançadas, nas áreas de artes para games incluindo: desenho manual, desenho digital, animação de personagens entre outros.

A inscrição para seleção de novos talentos para 2016, que acontecerá durante o 2º Game Day 2015 no SENAI, pode ser feita previamente pelo Facebook https://www.facebook.com/projetoscgames ou durante o evento.
As vagas são limitadas.

Formulário para inscrições na seleção de Novos Talentos:
http://goo.gl/forms/j8p2Bo3Jps
Corre por que as vagas são limitadas.
 


Sobre o 2º Game Day


Para quem gosta de jogos e Cosplay, o SENAI Florianópolis está com inscrições abertas para o 2º Game Day SENAI, que será dia 29/11. Na semana anterior, também vai rolar a 3ª Semana da Animação SENAI que será do dia 23 a 27/11.

► A Semana de Animação SENAI (SAS) propicia palestras e oficinas para estudantes e apaixonados por artes visuais, desenho e animação, com o slogan "Conectando a Indústria Criativa".
► O 2º GameDay SENAI será um dia de entretenimento para jogar, fazer novas amizades e aprender! É um evento que conta com palestras, mesa redonda, salas de jogos, stands, lojas temáticas, shows de banda, apresentações, desenhos ao vivo, concurso de cosplay, premiações e ambientes imersivos para apaixonados por Games, de todas as idades.

Confira a programação completa em http://goo.gl/XJ3sp6

O GameDay é aberto ao público!


Participe! 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.
O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.
Nem mesmo estando doentes eram tratados com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico.
Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.
Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. No entanto este processo ocorreu de forma delicada, pois os escravos não conseguiam outros empregos e muitos continuaram na casa de seus patrões, apesar de libertos, vivendo sob o regime da escravidão ou recebendo salários insuficientes para mudar de vida. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.
A maioria das oportunidades de trabalho que tiveram eram limitadas apenas aos trabalhos pesados. Uma vez que não tiveram a oportunidade de estudar e aprender outros ofícios.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. E também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos seus direitos e para fazer a sociedade refletir sobre o preconceito ainda existente.
Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MIT Tech Review

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) divulgou um relatório sobre o futuro do trabalho (em inglês), incluindo conteúdos sobre TI e Automação e a uma agenda de eventos relacionados.
Clique aqui para acessar. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Autor do dia - José Saramago

Até então o único ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa, o escritor José Saramago nascia em um dia como este, no ano de 1922, na cidade de Golegã, em Portugal. Ele conquistou o Nobel no dia 18 de outubro de 1998. Sobre a premiação, o júri disse que o escritor português, “com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.


Autor de 20 romances, fora poesias, crônicas, contos e peças para teatro, Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava desde 1993. O escritor iniciou a carreia em 1947, ganhando notoriedade em 1980 com o livro Levantado do Chão, considerado seu primeiro grande romance. Dois anos depois, voltaria a fazer sucesso com a obra Memorial do Convento. Em 1991, o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi censurado pelo governo português, e Saramago decidiu exilar-se em Lanzarote. O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.

Confira os livros que possuímos na biblioteca de autoria dele:

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira: romance. São Paulo (SP): Companhia das Letras, 1995. 310 p. ISBN 8571644950.


Resumo: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.'O Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.
Número de chamada: 82-31(469) S243e


SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo: romance. São Paulo (SP): Companhia das Letras, c1991. 445 p. ISBN 9788571642096.


Resumo: Polêmico e magistral romance da vida de Jesus Cristo. Interessado menos na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, a arte do escritor José Saramago dá corpo às preliminares e à culminância do drama da Paixão, presentificando-lhe as cores, cheiros, sons, movimentos, esmiuçando-lhe as ambiguidades e implicações em busca de significados recônditos por sob os ostensivos.
Número de chamada: 82-31(469) S243e


SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa. São Paulo (SP): Folha de São Paulo, 2003. 319 p. (Biblioteca folha). ISBN 8574024872.


Resumo: A história da tomada de Lisboa aos mouros no ano de 1147 e a crônica de um inesperado encontro amoroso na Lisboa de hoje - duas narrativas, tecidas e entretecidas de maneira brilhante, que fazem deste livro uma densa e fascinante meditação sobre a natureza e as relações entre a ficção e a história, o vivido e o narrado. Um dos mestres da literatura portuguesa contemporânea - Prêmio Nobel de Literatura - Saramago explora neste livro as possibilidades do romance enquanto meio de recriar o passado e o presente.
Número de chamada: 82-31(469) S243h


SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo (SP): Companhia das Letras, 2005. 207 p. ISBN 8535907254.


Resumo: Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre.
Número de chamada: 82-31(469) S243i


SARAMAGO, José. A viagem do elefante: conto. 2. ed. São Paulo (SP): 2008. Companhia das Letras, 256 p. ISBN 9788535913415.


Resumo: 'A viagem do elefante' é uma ideia que Saramago elaborava desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado 'O Elefante'. A narrativa se baseia na viagem de um elefante chamado Salomão, que no século XVI cruzou metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagâncias de um rei e um arquiduque. Dom João III, rei de Portugal e Algarves, casado com dona Catarina d’Áustria, resolveu oferecer ao arquiduque austríaco Maximiliano II, genro do imperador Carlos V, nada menos que um elefante. Esse fato histórico é o ponto de partida para José Saramago criar uma ficção em que se encontram pelos caminhos da Europa personagens reais de sangue azul, chefes de exército que quase vão às vias de fato e padres que querem exorcizar Salomão ou lhe pedir um milagre.
Número de chamada: 82-34(469) S243v 2. ed.

Fonte: http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia/nasce-o-escritor-jose-saramago-premio-nobel-de-literatura

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Entrega de brinquedos e gibis no COMOSG



Na tarde de segunda feira 09/11/2015 foi realizada a entrega dos livros e gibis arrecadados no Quiz do Conhecimento. Agradecemos as equipes que ajudaram a fazer essas crianças mais felizes!


Confira as fotos !











terça-feira, 3 de novembro de 2015

5 de novembro - Dia Nacional do Design

Em 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design. Data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães. Dentre os marcantes trabalhos do brasileiro, estão a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro – defendendo conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira sendo, sem sombra de dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.



O design é uma área muito grande e com diversas ramificações mas fizemos uma seleção com livros que possuimos aqui na biblioteca e que podem ser úteis para diversos estudantes e entusiastas da área. Confira:


STANCHFIELD, Walt. Dando vida a desenhos: os anos de ouro das aulas de animação na Disney. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier: Campus, 2011. xviii, 403 p. (As aulas de Walt Stanchfield ; v.1) ISBN 9788535241778 (broch.).

Resumo: Esta obra abrange os princípios básicos da animação, a concepção da anatomia dos desenhos, os gestos, a coloração, a análise dos desenhos e a criatividade. Contém os comentários datilografados do autor, suas notas de aula de desenho e informações sobre suas palestras semanais para os animadores do mundo.
Número de chamada: 741.02 S784d

---------------------------------------------------------------------


MEMÓRIA, Felipe. Design para a internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2006. xv, 171 p. ISBN 8535218769.
Resumo: Baseado na premissa de que a dificuldade de utilização de um produto é causada por erros de projeto, o livro aborda conceitos básicos e fundamentais sobre assuntos que estão diretamente relacionados à navegabilidade e à usabilidade. Trata de todos os aspectos que envolvem a navegação na Web, não só com relação a padrões de elementos de interface como também de formatação de conteúdo. O autor também apresenta cases da Globo.com, tais como 'Site Oficial da Rede Globo', 'GloboEsporte.com', 'Jornalismo da TV Globo', e cases sobre o Yahoo!, a BBC e a AOL. Além desses, apresenta um estudo de caso detalhado e inédito sobre um recurso de navegação auxiliar muito utilizado na Web, chamado Breadcrumb Trail. Esse elemento representa o caminho percorrido pelos usuários até determinada página, provendo links que possibilitam voltar a outras anteriormente visitadas.
Número de chamada: 004.92 M533d

---------------------------------------------------------------------

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodolgia didática. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997. 350 p. (Coleção a) ISBN 8533606354.
Resumo: Em 1967, Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinqüenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou neste livro. Trata-se de um manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não mais nos conceitos do belo e do feio.
Número de chamada: 7.05:316.772 M963d

---------------------------------------------------------------------

ZEEGEN, Lawrence CRUSH (FIRMA). Fundamentos de ilustração: como gerar idéias, interpretar briefings e se promover ; uma exploração dos aspectos práticos, filosóficos e profissionais do mundo da ilustração digital e analógica.Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 176 p. (Design básico) ISBN 9788577805266.
Resumo: 'Fundamentos de Ilustração' revela o conhecimento que um ilustrador de hoje precisa para construir uma carreira de sucesso na área. Da comunicação de ideias aos materiais utilizados, dos diferentes tipos de ilustração à autopromoção, dos insights de produção a dicas de como montar um estúdio, os principais aspectos do processo de ilustração são detalhados com explicações concisas e visuais.
Número de chamada: 741 Z43f

---------------------------------------------------------------------

TEKINBAS, Katie Salen; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos: regras - volume 1 - 4. São Paulo (SP): Blucher, 2012.

Resumo: Uma coleção sobre os aspectos teóricos básicos do design de games, respeitando a singularidade desta área do conhecimento, que ultrapassa o processo de desenvolvimento de interações criativas.
Regras do Jogo propõem uma discussão crítica das potencialidades dos jogos, dos simples aos mais sofisticados. É mais do que uma análise conceitual a respeito do que os jogos fazem; é um estudo sério acerca do que eles podem fazer e, por decorrência, do que deveriam fazer.
A coleção é um estímulo à decodificação dos jogos, permitindo a compreensão do desenvolvimento de games não apenas por meio de sua estética, mas também, essencialmente, levando em consideração suas causas e efeitos.
Número de chamada: 004.413 T266r

---------------------------------------------------------------------

WATRALL, Ethan. Use a cabeça! web design. Rio de Janeiro (RJ): Alta Books, c2011. 472 p. (Use a cabeça!) ISBN 9788576083665.
Resumo: O leitor aprenderá os segredos de projetar sites, desde as exigências do cliente até esboços sequenciais desenhados à mão.
Número de chamada: 004.92 W336u

---------------------------------------------------------------------

ADOBE Photoshop Professional CS5 classroom in a book: guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2011. 384 p. + 1 CD-ROM (Classroom in a book) ISBN 9788577808762.
Resumo: Esta obra procura ensinar os leitores a utilizar os recursos do Adobe Flash Professional CS5. Em 10 lições, o leitor poderá aprender a criar projetos Flash com animações, importar arquivos de vídeo e som, integrar botões com interatividade usando o ActionScript 3.0, usar o mecanismo Text Layout Format e o painel Code Snippet e mais. Inclui CD-ROM (em inglês) com os arquivos das lições usadas no livro.
Número de chamada: 004.4'27PHOTOSHOP A239

Temos muito mais livros na nossa biblioteca. Venha conhecer!